ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA


A tendência atual do ensino de língua materna é a busca por métodos que estejam dentro de uma perspectiva que conceba a linguagem como processo de ação e de interação entre seres humanos, que estuda o uso da língua em situações dialógicas, percebendo as diferenças de sentido entre uma forma de expressão e outra. Assinale a alternativa que apresenta uma situação cuja prática de ensino do professor esteja de acordo com esta concepção de linguagem (ação e interação).

 


Um professor levou para a sala uma crônica de Fernando Sabino. Inicialmente, ele leu o texto  três vezes, em voz alta, para que os alunos pudessem ouvir o som das palavras que o constituíam. Em seguida, foi pronunciando palavra por palavra, repetidas vezes, enquanto os alunos procuravam imitá-lo. Em seguida, pediu aos alunos que decorassem o que o autor quis dizer com várias palavras e expressões do texto.


Uma professora de 5º ano do Ensino Fundamental diz a seus alunos que, a partir daquele momento, eles iriam estudar os tipos de sujeito, em português. Explica a eles que iria propor uma série de exercícios em que eles deveriam identificar os sujeitos, separá-los do predicado e classificá-los.


Um professor do 8º ano do Ensino Fundamental escreveu na lousa diversas regras sobre o uso dos pronomes do caso oblíquo e depois passou diversas atividades em que os alunos deveriam preencher as lacunas com o pronome correto.


O professor de uma turma de 1º ano do Ensino Médio leva para a sala de aula um editorial de um jornal. Antes de solicitar aos alunos que lessem o texto, o professor perguntou-lhes se eles o conheciam e qual a sua função na sociedade moderna. Em seguida, desafiou os alunos a descobrirem quem seriam o locutor e seu interlocutor nesse gênero de texto e perguntou-lhes que elemento linguístico é típico da estrutura desse gênero e porque esse elemento é essencial na linguagem jornalística.


Uma professora do 2º ano do Ensino Médio levou para a sala um poema de Carlos Drummond de Andrade, pediu a um aluno que fizesse a leitura do texto, e, posteriormente, solicitou aos alunos que retirassem do poema todos os verbos e fizessem a classificação dos mesmos, indicando o modo, o tempo e a pessoa.

O modelo tradicional de educação se caracteriza por conceber o professor como:


aquele que valoriza a experiência e a vivência dos alunos, concebendo-os como seres capazes de questionar sobre os temas desenvolvidos em sala de aula.


mediador da interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento, o que torna a metodologia pouco adequada à formação dos jovens estudantes para a vida.


ser de linguagem, capaz de fazer da sala de aula um espaço de autonomia e de interação, utilizando uma metodologia diferenciada.


agente transformador da sala de aula em espaço de reflexão dos assuntos estudados, permitindo aos alunos a exposição de suas experiências.


formador dos alunos, transmitindo os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos através da exposição verbal da matéria, de exercícios de memorização e fixação de conteúdos, de leituras em livros didáticos.

Na escolha do livro didático, observa-se afinal, um reconhecimento do caráter social da linguagem, especialmente porque o que se considera é a língua em uso, ficando implícito que as variantes linguísticas estão a serviço da atualização da linguagem. Nesse sentido, os professores devem escolher livros didáticos que:


apresentem restritamente qualidades do material (textura do papel, tamanho da fonte, cores das imagens), pois assim garantirão o valor didático.


abordem as variantes do idioma brasileiro, sem, no entanto, esbarrar na falha de abandonar as circunstâncias formais de uso efetivo da língua materna na sociedade.


ignorem técnicas de análise de textos que elucidam as formas como os autores persuadem seus leitores, por meio de diferentes variações.


proporcionem atividades de linguagem que privilegiem somente a variedade da norma de prestígio.


ressaltem exclusivamente a ideologia da sociedade elitista que defendem, neutralizando as outras.

A metodologia de projetos, aplicada em situações de ensino e aprendizagem de língua materna, implica a interação com os pressupostos da teoria dos gêneros textuais e suas possibilidades. Desta afirmação, pode-se inferir que:



dentro da metodologia de projetos, o professor deve elaborar estratégias que ajudem na construção de conhecimentos, por meio de metodologias que sejam fundamentadas no ensino por competências gramaticais.


a metodologia de projetos deve ser utilizada com os gêneros textuais para valorizar o estudo das estruturas sintáticas que compõem a língua.


o trabalho com os gêneros do discurso não deve contemplar os gêneros literários, pois estes necessitam de uma outra metodologia, diferente da metodologia de projetos.


a associação da metodologia de projetos com a teoria dos gêneros tem se mostrado eficiente no sentido de os interlocutores compreenderem e exercitarem a escuta, a fala, a leitura e a escrita, que são atividades da prática social.


a metodologia de projetos é um desdobramento do ensino por objetivos e competências gramaticais, os quais também podem ser aliados à teoria dos gêneros do discurso.

Analise o enunciado a seguir.

 

Ao adotar um livro didático, o professor necessita ter um plano educativo flexível, que atenda às necessidades culturais e linguísticas do aluno, contribuindo para a sua formação enquanto leitor e produtor de texto

PORQUE

cabe ao professor contribuir para a formação do aluno como sujeito leitor e produtor de texto – habilidades necessárias a sua vida pessoal e profissional.

 

Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda estabelece uma relação de adversidade com a primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.

O ensino da Língua Portuguesa deve centrar-se na produção de sentido, em práticas orais e escritas. Leia, com atenção, o diálogo a seguir, um exemplo de uma prática oral.

  Médico - Bom dia! Em que posso ajudá-lo?

  Paciente - Preciso da sua orientação a respeito de uma indicação cirúrgica.

  Médico - O que foi?

  Paciente - Estava viajando. Passei mal. O médico que me atendeu recomendou uma cirurgia.

  Médico - O senhor precisa vir aqui no consultório com todos os exames.

  Paciente - Sou o Eduardo Souza. Lembra? Fiz o último ano do curso em sua turma.

  Médico - Oi Dudu! É você, cara? Cê tá aqui na cidade? Passa aqui pra gente conversar sobre isso.

Na representação escrita da conversa telefônica entre o médico e o paciente, observa-se que a maneira de falar do médico, na última parte, foi alterada, de repente, devido:


ao interesse do médico em atender mais um paciente.


à adequação de sua fala à conversa com um amigo.


ao fato de ambos terem feito o mesmo curso.


ao assunto da conversa - uma indicação cirúrgica.


à iniciativa do paciente em falar sobre a cirurgia.

Primeiramente, é preciso pensar que o objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa aos falantes nativos de português é desenvolver a competência comunicativa de seus usuários. Para desenvolver essa capacidade é necessário:


mediar situações de aprendizagem acerca da gramática normativa, de forma contínua, em sala de aula.


propiciar ao aluno o contato com todos os tipos de gramática, corrigindo-os sempre, tanto na oralidade quanto na escrita.


ensinar o aluno a empregar as regras gramaticais para serem utilizadas em todas as situações de oralidade.


abordar, minuciosamente, em sala de aula, o estudo das estruturas da Língua Portuguesa.


possibilitar ao aluno ser capaz de empregar adequadamente a Língua Portuguesa, nas mais diferentes situações de comunicação.

Entre diversas questões abordadas no ensino da língua materna, estão as discussões que envolvem o papel do livro didático no contexto da sala de aula. Analise, com atenção, as afirmações a seguir.

I -  O livro didático deve ser utilizado como único material de ensino no contexto da sala de aula, com ênfase na língua escrita em seu padrão culto.

II - Espera-se que o professor utilize o livro didático como suporte a sua prática, que deve ser dinâmica e valorizar não só a língua escrita, mas também a língua falada.

III - Na escolha do livro didático de língua materna, é preciso que se considere a manifestação do aluno em múltiplas situações de comunicação, para aprender a conviver linguisticamente na sociedade.

IV - O uso do livro didático compromete a prática dos professores de língua materna, uma vez que sua utilização atende exclusivamente o papel da escola na comunidade.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:


III e IV, apenas. 


II e III, apenas.


I e IV, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.

Os enunciados a seguir foram retirados de livros didáticos. Assinale a alternativa cujo enunciado seria de uma questão elaborada a partir da concepção de linguagem como processo de interação.


“Classifique as orações em coordenadas ou subordinadas.”


“Leia o texto atentamente e, a seguir,  escreva qual foi a intenção comunicativa do autor ao produzi-lo.”


“Circule todas as conjunções que indicam oposição ou contraste no trecho lido.”


“Indique o processo de formação de cada palavra constante na lista.”


“Retire do texto dez exemplos de verbos que estejam conjugados no pretérito.”

O professor de Língua Portuguesa encontra, nos livros didáticos, diferentes atividades propostas para o ensino de língua. Em cada uma das alternativas a seguir, há um exemplo de enunciado de questão. Assinale aquela cujo enunciado poderia ser utilizado por um professor que concebe a linguagem como processo de interação.


“Retire do texto dez exemplos de substantivos e cinco exemplos de adjetivos.”


“Circule, no trecho, todas as conjunções que indicam uma relação de adversidade ou oposição.”


“Classifique os verbos quanto à predicação.”


“Sublinhe os predicados das orações e classifique-os”.


“Considerando que o autor de um texto possui uma intenção comunicativa, qual foi o objetivo dele ao escrever esse texto?”

Páginas: 123